Geral

Porque seu projeto de BI provavelmente vai afundar.

Não se assuste com o titulo acima, se você está lendo este post é porque não deseja que seu projeto afunde, então leia os motivos e mude o destino da sua empresa.

1) Provavelmente você está contratando uma consultoria de BI pelo preço

É incrível mas acontece, a área de negócio que inicia a busca por um projeto de BI até se esforça bastante e realiza reuniões e POC’s com algumas consultorias para encontrar 2 ou 3 que transmitam confiança na entrega dos dashboards porém no final entrega tudo ao departamento de compras e olha o que a gente ouve:

– “Eu sei que vocês apresentaram seu preço mas quem fecha o negócio é o departamento de compras e eles vão pedir mais descontos…”

Você sabe o que realmente acontece? ou sua empresa fecha com a consultoria mais barata ou outra consultoria abaixa o preço mas no final seu projeto não será entregue do jeito que você queria.

2) Provavelmente ninguém na sua empresa ficará responsável pelo BI ou pior fica com a TI

Sim, quando o projeto é entregue no outro dia já tem gente querendo mudar algo ou questionando algum numero, se o BI não tem dono e nada disso é feito logo entra em desuso e volta tudo ao Excel velho de guerra. Se ficar com a TI entra na fila dos atendimentos sempre cheia e desalinhada a estratégia da empresa.

3) Provavelmente você não faz questão de documentação técnica

Para quê queremos documentação técnica, se o negócio ta funcionando deixe ele lá, ninguém vai saber configurar nada mesmo e se for o caso a gente “fuça” e aprende sozinho. hahaha…

4) Provavelmente as pessoas não terão um treinamento adequado

Quanto tempo é o treinamento para aprender a usar a ferramenta e ler os dashboards? Nada, nadinha… em um dia você aprende tudo – MENTIRA – usar a ferramenta é de menos, tudo é muito “user friendly” o problema é mudar a cultura geral da empresas para criar processos e operações guiadas por análises, o pessoal da gerencia e da diretoria já está mais acostumada a isso , mas o povão não! Inteligência de negócios não serve para as paredes, cadeiras nem as mesas da empresa, a empresa fica mais inteligente quando as pessoas que a compõem ficam mais inteligentes, parece óbvio mas é só depois que a gente fala em voz alta.

5) Provavelmente você acha que antes de ter o BI a empresa funcionava bem

É meu caro, o BI mostra tudo o que está errado na empresa, já ouvi casos de demissão, briga e até perigo de morte, se o pessoal não estiver com a cabeça aberta e pronta para o trabalho muita gente vai fazer campanha contra o BI. E se você acha que antes do BI a empresa funcionava e o BI foi um desperdício ou a empresa não estava pronta ou a estratégia não é ser inteligente.